quinta-feira, 11 de setembro de 2008

sábado, 3 de novembro de 2007

Se tive algum herói na infância, esse herói foi meu tio. É essa a imagem masculina que eu tive durante meu crescimento. Sei que herdei muita coisa errada dele, a opção política conservadora, a passividade frente ao machismo, as picuinhas, a ironia, o sarcasmo. Muito que o tempo e o amadurecimento melhoraram, tanto em mim quanto nele. Mas também foi meu tio que me trouxe alguns traços da personalidade inabaláveis. Meu time do coração, a forma de humor, as picuinhas, a ironia, o sarcasmo. Meu querido tio agora está longe, sinto saudade. Mas têm coisas sobre meu tio que não esqueço nunca.
Uma das lembranças mais queridas de minha infância com meu tio é uma das fontes de minha admiração.
Meu tio tinha um Lada azul, quatro portas, equipado com um sonzinho. Vez ou outra meu tio me sentava no carro estacionado na garagem e ligava o som. Em seguida ele soltava a frase que me marcou e me marca até hoje "conheço todas as músicas do mundo!". Para provar, a gente ficava lá ouvindo a Transamérica e a Jovem Pam, e todas as músicas que tocavam, ele sabia ao menos um trechinho. Todas! Isso me emocionava, uma emoção infantil, admiração pura. Me orgulhava pois tinha um tio que conhecia todas as músicas do mundo.
Quando paro pra pensar, concluo que deve ser por isso que hoje eu conheço todas as músicas do mundo. O orgulho, hoje, é pessoal, quando eu ligo o rádio e sou capaz de cantar um trechinho de cada canção. Se ainda tivesse aquela inocência, essa verdade seria absoluta. Não tenho, então sei que não conheço todas, e a teoria vai de água abaixo só de colocar numa rádio tipo Itapoan Fm. Mas conheço uma porção de músicas.
Minha especialidade é associar músicas a eventos. Pode me dar qualquer situação que acho uma música que encaixe direitinho (parafraseando o pai de Toula em Casamento Grego: "give me a word, any word, and I'll show you the roots of that word are greek"). Pra todos os tipos de romance, pra todos os tipos de dor-de-cotovelo, pra todo tipo de crise, pra todo tipo de sonho, pra todo tipo de anseio, pode dizer, eu canto sua vida! Essa é uma das minhas habilidades. Sim, minhas habilidades são quase todas inúteis feito essa, mas são divertidas. Quem sabe um dia serei tão divertida quanto meu tio? Ao menos mais musical eu sou, afinal, entraram aqui outros gens...

Nenhum comentário: